Sobre a Ordem

A Ordem Internacional das Filhas de Jó foi fundada em 1920 na cidade de Nebraska, EUA, pela Sra. Ethel W. Mick. Ela foi criada com o intuito de unir moças entre 10 e 20 anos e com parentesco maçônico, dando-lhes a oportunidade da busca pelos mais preciosos ideais de vida, como o aprimoramento do caráter, o desenvolvimento espiritual e intelectual, a reverência a Deus, a lealdade à bandeira, o respeito aos pais e aos mais velhos e o sonho de espalhar o amor pelo mundo.

    As Filhas de Jó se reúnem em um Bethel, nome que significa lugar sagrado. Em outras palavras, a Ordem está divida em Bethéis, ou seja, cada localidade possui um Bethel, onde são realizadas as reuniões. Quase sempre, um Bethel se reúne em um templo maçônico, uma vez que a Ordem em si é patrocinada pela Maçonaria.

        No Bethel, cada menina tem seu cargo, sendo eles um total de 19. São estes: Porta-bandeira, Guarda Interna, Guarda Externa,1ª Zeladora, 2ª Zeladora, 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Mensageiras, Musicista, Capelã, Secretária, Tesoureira, Guia, Dirigente de Cerimônias, 2a Princesa, 1a Princesa e Honorável Rainha. Há também o Coral para as Filhas de Jó que não possuem cargo, mas tem a oportunidade de substituir as Oficiais para poderem se preparar. A Honorável Rainha, Princesas, Guia e Dirigente de Cerimônias são eleitas pelas meninas, e os demais cargos são nomeados pela Honorável Rainha eleita.

    As Filhas de Jó são reconhecidas pelas suas vestes representadas pelas túnicas brancas, utilizadas na época de Jó. Roxo é a cor básica da Ordem, representando os mais altos ideais de vida. É a cor da alta dignidade e emblema de alto posto. Branco é a segunda cor: Ela tem sido usada há séculos como símbolo de pureza e inocência. A Honorável Rainha e as 1ª e 2ª Princesas usam túnicas brancas, como as demais, e por sobre elas, capas de veludo púrpura, com o desenho das chaves gregas em volta. Sobre a cabeça, coroa com detalhe de pedras em cores diferentes próprias e indicativas dos cargos. O desenho das chaves gregas na borda das capas é branco e simboliza a Fé na forma de viver, e é contínuo representando vida eterna. A coroa é símbolo do sucesso. As demais oficiais usam cordão branco sobre a túnica e uma faixa branca e púrpura na cabeça.

Todo o funcionamento de um Bethel é regulado por uma Constituição e um Estatuto, e na parte ritualística por um Ritual, adornos, paramentos e símbolos. Todos os detalhes relativos às seções ritualísticas e reuniões do Bethel, bem como o comportamento dos seus membros, estão estabelecidos e detalhadamente contidos na sua Constituição, que é a lei maior e geral de todos os Betheis.

    As reuniões são realizadas de acordo com um Ritual, devendo tal palavra ser entendida como o conjunto de procedimentos para realização de um evento. Nada no Ritual vai de encontro às leis brasileiras e nem a qualquer religião. O trabalho ritualístico da Ordem é baseado no triângulo, nas três Filhas de Jó, na Bíblia, e na educação. O lema da Ordem é: “A virtude é uma qualidade que grandemente honra uma mulher”.

    As Filhas de Jó desenvolvem várias atividades ao longo de cada gestão (gestões estas que duram seis meses cada). As principais são: filantropia, eventos para arrecadação de fundos, cerimônias públicas para divulgação da Ordem e comemoração de datas especiais e eventos de integração.

    Cada Bethel possui um Conselho Guardião que é um grupo de adultos cujo objetivo é fornecer orientação e supervisão adulta em todas as reuniões e atividades mantidas pelo Bethel, além de zelar pelo bem-estar e harmonia do grupo. É constituído por 5 membros eleitos pelas filhas, e os demais nomeados pelo próprio Conselho. Os cinco cargos eletivos são: Guardiã do Bethel, Guardião Associado, Guardiã Tesoureira, Guardiã Secretária e Guardiã Diretora de Música. O Guardião Associado tem que ser obrigatoriamente um Maçom e as mulheres que participam do Conselho tem que ter vinte anos ou mais, parentesco maçônico, ou ser um Membro de Maioridade da Ordem.

    Atualmente, a Ordem Internacional das Filhas de Jó está presente em quase todos os estados do Brasil, e também nos seguintes países: Estados Unidos, Canadá, Filipinas e Austrália.

     Essa Ordem não é uma religião. Para ser Filha de Jó não é necessário ser de uma religião específica, bastando acreditar em Deus (Ser Superior) e nas sagradas escrituras, sejam elas concretizadas na forma da Bíblia, Alcorão, Torá ou outra. Todas as religiões são respeitadas e "convivem" de forma harmônica.


Sobre o Bethel A.D.L.A.

 Localizado na cidade de Campinas, SP, Brasil, o Bethel #UD A.D.L.A. foi fundado em 18 de dezembro de 2010, com a ajuda do Bethel #1 São José do Rio Preto.

Como 13 meninas já eram Filhas de Jó, no dia da instalação foram iniciadas 3 meninas, completando assim 16 oficiais ativas. Para nossa alegria, neste dia estiveram presentes a Miss Filha de Jó Internacional Aline Busnardo (de Goiânia, GO) a Miss Filha de Jó do Estado de São Paulo Vivian Tonheiro (de São Paulo, SP), e a Miss Filha de Jó Simpatia do Estado de São Paulo Isabela do Couto (de São José do Rio Preto, SP), que também presidiu como Oficial Instaladora a Cerimônia de Posse, passando a Coroa para nossa Honorável Rainha Mariana Manzur. Definitivamente o dia 18 de dezembro de 2010 ficará marcado para sempre nos corações não só dos membros do Bethel A.D.L.A., como também de todos que estiveram presentes nesse dia especial e que ajudaram a abrilhantar ainda mais essas Cerimônias.

O nome deste Bethel foi escolhido como uma forma de homenagear a Tia Adla Maria Aley Rodrigues, falecida em junho de 2010, que muito trabalhou não só por esta Ordem, como também pelas outras paramaçônicas de Campinas. As suas iniciais representam 4 ideais que os membros deste Bethel seguem: Amor, Dedicação, Liberdade e Amizade.

O símbolo que representa o Bethel A.D.L.A. é o Girassol, flor favorita da Tia Adla, e que simboliza a força positiva do sol, transmitindo calor, força e integridade. Também representa felicidade, alegria, orgulho e amizade, qualidades que este Bethel sempre trará para nós!!

Em julho de 2011, com apenas 6 meses desde sua fundação, o Bethel A.D.L.A. teve o prazer de receber sua Carta Constitutiva, tornando-se assim o Bethel número 19 do estado de São Paulo.